Quem Somos Nós?

gustav-adolph-spangenberg-die-vier-fakultten-7---

O Projeto de Extensão e Ação Contínua – PEAC Escola Livre de Filosofia é desenvolvido no Departamento de Filosofia, a partir do qual se busca criar e realizar atividades educativas com o objetivo de ampliar as possibilidades de acesso a temas, questões e problemas filosóficos para o público em geral, relacionando tais atividades às pesquisas e práticas vinculadas ao ensino de filosofia. Todas as ações do projeto são elaboradas coletivamente, por estudantes de graduação em Ciência Política, Filosofia, Letras e Pedagogia. A Escola Livre de Filosofia oferece e realiza palestras, debates, minicursos e outras atividades, a partir das quais busca produzir materiais educativos, a fim de promover a Filosofia.

As atividades da Escola Livre de Filosofia buscaram apresentar obras e perspectivas filosóficas para estudantes do ensino médio. A partir de rodas de leituras, realizadas em bibliotecas públicas, as ações do Projeto visam experimentar a contextualização e a interdisciplinaridade dos saberes escolares, além de incentivar a leitura e o uso dos espaços públicos de leitura entre os participantes. Participaram das atividades primeiramente professores de escolas públicas e, posteriormente, estudantes de primeira e terceira séries do ensino médio. Foram apresentadas diversas obras, como tragédias gregas e temas bastante complexos, como filosofia política, discutidos a partir do uso de recursos como músicas, trechos de filmes e poesias.

Em consonância com o Plano do Distrito Federal do Livro e da Leitura e, em parceria com o projeto Bibliotecas-Piloto, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas do Livro e da Leitura, foi iniciada uma série de apresentações denominadas Escola Livre de Filosofia nas Rodas de Leitura. Nessas apresentações, foram atendidos professores e estudantes de escolas da rede pública de ensino, localizadas nas regiões de Brazlândia, Ceilândia e Núcleo Bandeirante. Todas as atividades aconteceram nos turnos matutino e vespertino, em Bibliotecas Públicas próximas das escolas atendidas. Em 2013 aproximadamente 500 estudantes participaram dessas atividades. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s